quinta-feira, 1 de outubro de 2009

"As Sombras da Vida"



Maurício de Souza, criador da famosa "turma da Mônica", agradece ao "colega" Platão, que inspirou a história em quadrinhos " As Sombras da Vida".Originalmente se trata da "Alegoria na caverna", um pequeno texto que aparece no livro VII de A república, uma obra clássica de platão , escrita no século IV a.C.




"Percepção"
Nos quadrinhos o quê podemos, ver sem ler os balões ou o resumo da história, olhando só os desenhos,é que:
Pitero, personagem principal, estava caçando dinossauros, quando escuta barulhos que vinham da caverna, que ele passava a frente, ele observou dentro da caverna e viu três anciãos sentados dentro dela, admirando as sombras que apareciam na entrada da caverna com o brilho do sol. Pitero tentando convece-los e explicar que aquilos não eram sombras, os anciãos não deram bola para ele.

"Realidade"
Na realidade agora, o quê ocorre na história é que:
Pitero, estava caçando um dinossauro, quando de repente passou em frente de uma caverna, e vindo de dentro dela escutou palmas e gritos de felicidade,quando Pitero olhou dentro da caverna , viu três anciãos sentados, observando as sombras no fundo da caverna que eram coisas passando na frente da caverna, Vendo que eles apreciavam muito as sombras, Pitero perguntou o quê era tão importante. Os anciãos explicaram que eles estavam conteplando a vida, e que era maravilhosa. Pitero tentando explicar que só eram sambras e que os donos delas eram bem melhores do que elas, os anciãos reclamaram e continuaram a afirmar que a vida esta naquele fundo da caverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário